DICAS de SEGURANÇA

28/05/2016 13:30

Gás

§-  Aquecedor a gás precisa de cuidados especiais. Se o equipamento estiver dentro de casa, deve ficar em um lugar bem ventilado e contar com o sistema de exaustão forçada, que empurra todos os gases resultantes da queima para fora do ambiente por meio de uma ventoinha. Os aquecedores a pilha, que são de exaustão natural, só podem ficar para o lado de fora. Todos precisam da chaminé e devem ser instalados por técnicos.

§-  Para o gás de fogão, sempre verifique se os botões estão desligados quando não estiver usando. Quando estiver preparando a comida, cuide para que o vento não apague a chama e o gás permaneça saindo das bocas. Ao desconfiar de um vazamento, você pode fazer o teste da esponja, que consiste em colocar um pouco de espuma de detergente nas saídas da mangueira e botijão. Se surgirem bolhas e elas continuarem a crescer, está vazando. Ao menor sinal ou dúvida, não acenda luzes, fósforos ou isqueiros. Chame um profissional e em caso de forte vazamento, os bombeiros.

 

Eletricidade

§-  Não ligue vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada, mesmo com a ajuda de extensões. O excesso pode provocar sobrecarga de energia, causar curto-circuito e consequentemente um incêndio.

§-  Procure manter os fios sempre em boas condições e bem encapados para evitar choques.

§-  As tomadas precisam estar protegidas, pois nada atrai mais um dedinho do que aquele interessante buraquinho na parede, não é?

 

Na cozinha

§-  Evite jogar gordura ou alimentos sólidos pelo ralo da pia. Isso pode provocar um grande entupimento da rede de esgoto.

§-  As panelas que no fogão precisam estar com os cabos virados para dentro, evitando que os baixinhos puxem o recipiente e os mais velhos esbarrem neles. Líquidos quentes podem provocar sérias queimaduras.

§-  Nunca deixe facas, garfos ou objetos pontiagudos virados para cima no escorredor de louça.

 

No banheiro

§-  Utilizar chapinha, secador e outros produtos elétricos no banheiro pode ser perigoso por conta do piso molhado e umidade. Certifique-se de que o local onde eles serão usados está bem seco e que os fios e tomadas estão em perfeitas condições. Além de evitar curtos, evitam-se os choques.

§-  O vaso sanitário pode parecer um convite para brincadeiras que resultam em cano entupido, ou, muito pior: afogamentos. Mantenha a porta fechada e se possível as tampas lacradas com adesivos próprios para segurança infantil.

—————

Voltar